sexta-feira, 22 de junho de 2012

Kiev I

Україна
Pois então, depois de praticamente um ano girando e, maior parte dele, morando/estudando no Caduco Mundo, eis que surgiu a oportunidade de uma viagem digna de levantar esse blog de volta! Sem maiores delongas, basta o nome da cidade pra justificar esse fato: Kiev! Essa viagem surgiu a partir de um convite irrecusável do meu amigo Diogo Jurema: assistir a um jogo da Eurocopa, mais especificamente, o jogo Inglaterra 3 x 2 Suécia na sexta (15/06).

            Bom, indo direto ao ponto. Cheguei na quarta (13/06) de noite e fui direto prum hostel que, por sinal, fica do lado do Estádio Olímpico (Olimpiiska), o principal de Kiev e onde a gente assistiu ao jogo. Antes disso peguei um vôo de uma companhia ucraniana em Londres, minha atual “casa”, pra quem não sabe. Só lembrei disso porque a viagem já foi interessante a partir do avião, cheio de torcedores ingleses, pra ver o jogo da sexta, e de ucranianos, ou seja, já deu pra ir sentindo a vibe Eurocopa. Tive também o primeiro contato com a língua ucraniana que simplesmente é incompreensível, parece Russo! Na verdade, vim saber depois que muitos ucranianos falam em Russo mesmo, mas, pra mim, no começo não dava pra notar a diferença, ou seja, as duas línguas são altamente alienígenas. Então, cheguei no hostel todo empolgado, pensando: “Pô, sou o único brasileiro aqui nessa bodega!”, mas não é que no meu quarto tinha mais outros seis, cariocas, que vieram pra assistir altos jogos da Eurocopa?! Pois é, como venho constatando desde outros lugares da Europa, ser brasileiro não é mais nenhuma novidade por aqui, a gente tá por todo lado! Acho isso muito bom, por sinal! Uma coisa não muda: todos gostam da gente, da Inglaterra até a Ucrânia. Engraçado isso, estamos dominando o mundo! Ah! Antes de chegar no hostel, claro que fiquei viajando no metrô. Primeiro porque os nomes das estações quase que sempre tão nos símbolos deles, daí o cara tem que ficar comparando com os nomes “normais”. Mas não é que quando desci na estação do estádio, que é a do hostel, uma mulher vem do nada e pergunta se eu queria ajuda. O mais engraçado é o namorado dela, que tava carregando uns jarros com umas gramas, até agora não sei o porquê. Bom, no final eles me disseram pra onde ir e cheguei no meu destino. Tá rolando uma vibe massa da turma local ajudando os gringos, claro que talvez por causa da copa. Não sei se numa época normal, e quando o sol tá away, seria da mesma forma.


HEIN?! Se bem que nessa placa tem as "letras normais"...
Mas não são todas!
            Pois pronto, esse dia só deu pra bater um rango e dormir. Antes socializei um pouco com o pessoal do hostel, na maioria ingleses, meus “conterrâneos”, e comecei a apreciar a verdade beleza de Kiev e, aparentemente, da Ucrânia em geral: as mulheres! Mal sabia eu que as três galegas que trabalham no hostel estavam, por incrível que pareça, abaixo da média..

Nenhum comentário:

Postar um comentário