quinta-feira, 21 de julho de 2011

Barcelona I

Let´s.
  Encontrei Núria! A amiga de Letícia que tava com a chava do apê da Jurema fêmea! Por sinal, agradeço aqui a limpeza de Letícia em me ceder o apê, já que no período que fiquei lá ela tava na Itália. Bom, depois falo mais da morada de quase uma semana em Barcelona, com direito a boas dormidas, lavagem de roupa e tudo mais. Então, depois de contactar Núria eu saí do aeroporto e encontrei com ela na Praça de Catalunya, onde cheguei de busu. Galera, é muito fácil se locomover na Europa, não importa o lugar, às vezes até tem excesso de informação – pelo menos pra mim, que sou acostumado com a raça que é andar de ônibus no Brasil e principalmente em Recife. No Brasil, por sinal, só não dá pra reclamar do metrô de São Paulo (dos lugares que conheço), que acho inclusive superior a alguns que peguei por aqui, principalmente no quesito limpeza (o de Paris, minha nossa, não toma banho assim como sua população!). Até horário de ônibus tem nas paradas, algo impensável pra gente no Brasil, que não sabe nem se vai chegar o transporte. Tô meio esquecido aqui mas acho que nesse dia cheguei e comprei umas coisas pra café da manhã e jantar e fui dormir, nem lembro direito o horário que cheguei! Esse negócio de sol o tempo todo faz o cara perder um pouco a noção do tempo, é uma viagem. Ah! O momento engraçado desse dia foi que assim que cheguei fui bater um rango nuns árabes e tava um quebra pau danado entre a família lá que é dona do restaurante. Como não dava pra entender bulhufas se tornou um situação meio bizarra.

  No outro dia, depois de uma boa dormida, fui andando pela Avenina Parallel, que é bem pertinho da casa de Letícia, muito bem localizada, por sinal (num pulo o cara está nas Las Ramblas). Andei toda aquela parte das marinas etc, que fica beirando o mar, onde tem uns shoppings e restaurantes, e parei numa praia que não sei o nome. Como no outro dia tinha combinando com Diego, amigo de Dudu, de passar o dia na praia, só dei uma olhada e parti de volta. Nessa hora percebi que eu tava meio longe de casa, aí aproveitei pra pegar aquele teleférico que cruza a cidade. É massa! Você tem uma visão privilegiada lá de cima e ainda para no Montjuic, que é uma parte bem alta da cidade onde rola altas outras vistas massa. Depois foi só descer a ladeira e chegar na rua de Letícia. Não lembro se subi em casa ou se fui direto prum concerto no L´Auditori, onde ia rolar o Requiem de Mozart com a Orquestra Sinfônica da Catalunya, coro não sei qual etc. Esse L´Auditori é um dos principais teatros de Barcelona e fica bem pertinho daquela igreja da Sagrada Família. Comprei logo o ingresso e fui andando até a igreja pra tirar umas fotos. Bom, esse momento foi basicamente só pra dizer que fui lá porque a igreja continua quase a mesma desde que fui em 97, ainda em construção e cheia de turista. Dei só um rolé e fui voltando em direção ao teatro. Entrando numa rua ali e outra aqui eis que paro num barzinho style. Vi logo que era bom pra comer e pedi uma torrada com anchovas, o que eles chama de tortillas, eu acho. Rapaz, bom demais! Acompanhado de uma Estrella Galícia, vixe! O dono do bar era bem simpático e percebendo que eu era brasileiro bateu até um papo, perguntou se eu era de Pipa, nada a ver danado. Acho que ele foi lá e achou que era uma cidade grande. Aí eu falei: "Não, eu sou da maior cidade do Nordeste!". Apesar que parece que Fortaleza ou Salvador são maiores, mas é lógico que Recife é maior. Bom, dei ainda um pulo num teatro que fica do lado do L´Auditori e vi um prédio muito louco que eu tinha percebido do teleférico, ele parece um monolito. Mas de perto é até meio normal. O concerto, pra variar, foi muito bom. Orquestra entrosada, regente que se garante, coro afinado. Enfim, como a orquestra de Madrid, ela não é a melhor do mundo, mas pra mim já valeu muito ver essas duas orquestras tocando. O que não me acostumo nos concertos e recitais aqui na Europa é o tempo que o público bate palma. Aqui eles realmente respeitam e compreendem o trabalho do músico! Isso quer dizer minutos e mais minutos de aplauso, é uma doidera. Concerto terminado, casa e lona.

Barco.
Lá de cima.
Em construção.
Orquestra.

2 comentários:

  1. Mateus morro de rir com teus posts. Eu e Fabio estivemos por aí faz 1 mês (Madrid/Barcelona) morro de saudade e com certeza Barcelona, apesar de ter sido a ultima cidade da nossa viagem marcou bastante. A praia então foi inesquecível :D

    ResponderExcluir
  2. Hehehe... boa, Vírgina! Pois é, Espanha é bom demais mesmo, acho o mais próximo do Brasil que se tem por aqui!

    ResponderExcluir